segunda-feira, 26 de julho de 2010

Trabalho Final - Previsão do Tempo

Bom, chegamos ao trabalho final que era montar um sistema WEB em Java que gera aleatoriamente os climas (Sol, Chuva, Neblina, Neve, 2012) de segunda até sexta e caso gerasse 2012, os proximos dias não irão aparecer.

Abaixo seguem uma apresentação no slideshare do codigo/tela final:



O trabalho foi muito interessante de fazer porque muda bastante a questão de trabalhar em cima da WEB e me agradou bastante como funcionam as coisas. Tive alguns problemas pra conseguir instalar o Jetty (servidor HTTP e Servlet Container) pois não sabia de algumas incompatibilidade das versões com o plugin do Eclipse.
Fiquei bastante tempo tentando descobrir a causa de uns picos de memoria do java.exe, e depois de quase um dia descobri que existem uns problemas com a classe Random() utilizando o Jetty (e também o TomCat no NetBeans) e até a Math.random(), que ambas são para gerar numeros aleatórios, dão algum conflito que ainda não consegui concluir se tem alguma relação com o Windows 7 ou alguma outra coisa.
Consegui criar uma lógica para gerar os dados aleatórios e com os valores pré-definidos de temperatura máxima e mínima para cada clima diretamente nas classes pois o Diego nos chamou bastante atenção durante o treinamento sobre a questão do encapsulamento, então fui progredindo com o código mais sujo e procurando encontrar formas de 'esconder' dados de quem não precisaria saber, digamos assim, dentro do programa.
Depois de o sistema estar funcionando bem, procurei focar bastante na parte visual, pesquisei bastante sobre CSS e peguei alguns modelos na net para conseguir criar o resultado final.
Os links para o projeto zipado, screenshots e o PDF com os slides do slideshare estão abaixo (todos iguais mas em hosts diferentes):

Agradeço primeiramente ao Diego por todo conhecimento compartilhado, também a todos da ilegra com quem tive contato e a todos os colegas.
E espero poder fazer parte dessa equipe :)
Grande abraço!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário