Socket é um mecanismo que possibilita a comunicação entre aplicativos, criando um canal de conexão entre eles.
Existe também a forma de utilizar sockets sem conexão, que ocorre sobre o protocolo UDP (Protocolo de Datagrama de Usuarios).
O processo em que acontece conexão ocorre sobre o protocolo TCP (Protocolo de Controle de Transmissão) e funciona da seguinte forma:
O Servidor define uma porta, e aguarda conexões nessa porta.
O Cliente (que deve saber o host e a porta do servidor) solicita uma conexão com esse Servidor. Se não acontecer nenhum problema, o Servidor aceita esta conexão e cria um canal de comunicação entre Cliente/Servidor, esse canal é chamado socket.
No modo em que não há conexão, o Datagrama possui todas as informações necessárias para a comunicação entre dois sockets. Nesse modo, não é preciso se conectar a um socket destino. Ele precisa somente enviar o Datagrama mesmo sem garantir que ele seja entregue.
Agora iremos implementar um exemplo de sockets na linguagem Java, através de uma conexão entre Cliente/Servidor. O Servidor aguarda conexões e o Cliente se conecta através da porta 1234 e envia uma mensagem para o Servidor contendo a mensagem “Olá”.
Linha 11 declara o socket Cliente
12 - declara a stream de saída de dados
15 - conecta ao Servidor indicando o host e a porta
17 - cria a stream para poder imprimir dados para o canal de saída do socket
18 - passa o texto que será enviado através do socket para o Servidor. (converte para o formato de envio)
25 - fecha o socket Cliente
oi Rodrigo!
ResponderExcluirpodes postar o codigo novamente?
Nao consegui abrir.
Abs